Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mundial de Enduro - 6ª Etapa

Sexta rodada da temporada do Mundial de Enduro e a prova romena pode ser considerada uma das melhores da temporada 2011. Além do belo local e do excelente nível técnico do circuito, a organização inovou ao montar praças de alimentação no início de todas as especiais, trazendo o público para bem perto da prova e encorajando-os a permanecer ao longo do circuito o dia todo.

Já para os pilotos, aguentar um dia inteiro de provas em Buzau foi um grande desafio. Mais uma vez o calor, por volta dos 41º C, minou as energias dos participantes que tiveram que completar três voltas a cada dia no circuito de 81km.

E2

A etapa teve domínio quase total dos franceses, com destaque em especial para Pierre Alexandre Renet na Enduro 2. No primeiro dia, o piloto que enfrentou problemas mecânicos no GP da Grécia, deu a volta por cima e já estreando o modelo FE 450 2012 garantiu a primeira vitória da temporada para a Husaberg na categoria. “É bom para a alma, já que venho de dois abandonos na Grécia e aparentemente a causa do problema foi resolvida. Esta vitória vai ser boa para o fim da temporada”, contou Renet.



Pierre Alexandre Renet


Cristobal Guerrero
Com a conquista, o francês que já foi campeão mundial de motocross MX3, ganhou mais confiança para as etapas decisivas e mostrou para seus concorrentes que é atualmente um dos mais rápidos na categoria. A disputa pela segunda colocação entre Cristobal Guerrero e Antoine Meo foi cheia de suspense até o final, quando o espanhol conseguiu uma pequena vantagem. Seu compatriota Ivan Cervantes, não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes e sem chances de brigar pelo pódio, se isolou na quarta posição.

No dia seguinte deu Renet de novo, mas desta vez o representante da Husaberg teve muito mais trabalho, precisando se defender dos ataques de Antoine Meo. Este por sua vez, mesmo sem vencer nos dois dias, garantiu pontos importantes para manter Guerrero, que foi terceiro no domingo, um pouco mais distante na pontuação. Cervantes novamente não conseguiu a velocidade necessária para brigar pelas primeiras posições, ficando em quarto novamente. Outro francês, Antoine Basset da Yamaha, mostrou bastante progresso no fim de semana, finalizando com dois quinto lugares na concorrida E2.


Antoine Meo

E3



Christophe Nambotin
Foto: Gas Gas
Na Enduro 3, os romenos testemunharam uma fantástica performance de Christophe Nambotin, que sempre muito rápido, marcou um tempo excepcional na última volta para assumir a ponta e vencer o primeiro dia.

“Terceira vitória consecutiva, isso é muito bom, ainda mais competindo com Mika Ahola. Estive muito forte nas trilhas mas perdi alguns segundos no Cross Test e terei que consertar isto se quiser repetir o resultado amanhã”, analisou o piloto da Gas Gas.

Kurt Caselli foi quem mais deu trabalho no início para Nambotin, mas o norte-americano, que entreteve o público com seus saltos cheios de estilo, não resistiu ao retorno de Sébastien Guillaume, que lhe roubou a segunda posição. Sem encontrar sua melhor pilotagem ao longo da prova, Ahola perdeu uma média de 21 segundos em cada um dos três Enduro Tests.

Com o resultado, o 'finlandês voador' perdeu pontos importantes e viu seu principal rival na briga pelo título encostar ainda mais na pontuação.


Mika Ahola - Foto: Honda


Sébastien Guillaume
Nambotin não deixou a adrenalina baixar no dia seguinte e venceu novamente, apimentando ainda mais a disputa da categoria nas etapas finais.

Pela quarta vez consecutiva, Ahola não conseguiu deter o avanço do francês, mas pelo menos desta vez conseguiu garantir a segunda colocação, minimizando seu prejuízo. Agora, Nambotin está a apenas 23 pontos atrás do finlandês.

Sébastien Guillaume completou o pódio em terceiro, mostrando estar recuperado das lesões que o tiraram da briga pelo campeonato ainda no início da temporada. Kurt Caselli teve dificuldades na primeira especial do dia e não conseguiu mais descontar a desvantagem para os ponteiros, finalizando em quarto logo à frente dos dois pilotos da Husaberg, Joakim Ljunggren e Oriol Mena.


Kurt Caselli

E1



Juha Salminen
Única categoria onde os franceses 'não têm vez', a Enduro 1, continua sob o domínio da dupla finlandesa da Husqvarna. Pela terceira vez na temporada Matti Seistola levou a melhor na classe das pequenas cilindradas colocando dez segundos de vantagem sobre os concorrentes desde o início. Já seu companheiro Salminen foi o segundo colocado mas teve trabalho para seguir na caçada pelo seu oitavo título mundial. O também finlandês Eero Remes o pressionou por toda a prova, ficando a menos de dois segundos atrás.

A E1 foi a classe que mais sentiu a deterioração do terreno ao longo do domingo e Matti Seistola foi uma das principais vítimas. Duas quedas no Cross Test lhe tiraram qualquer chance de mais uma vitória e até mesmo de pódio, o finlandês foi apenas o nono colocado. Enquanto isso, 'a lenda' Salminen se aproveitou do azar de Seistola para vencer mais uma e aumentar mais alguns pontos sua vantagem na liderança da competição.


Matti Seistola


Eero Remes
Remes também foi beneficiado pelos erros de Seistola, alcançando a segunda posição, seguido de Rodrig Thain em terceiro, o melhor francês na categoria, que vem se destacando cada vez mais a cada etapa, mesmo não alcançando o pódio,

Julien Gauthier fez uma bela prova levando sua TM à quarta posição, à frente de Lorenzo Santolino, que junto com a KTM, não vem conseguindo bons resultados nesta temporada da E1.

O Mundial de Enduro segue agora para sua penúltima etapa daqui a menos de um mês, nos dias 3 e 4 de setembro.

Andorra, que recebeu recentemente a terceira etapa do Mundial de Supermoto, será o palco da competição que definitivamente entra na sua reta final com mais de um piloto com chances de título em todas as categorias.


Rodrig Thain - Foto: Team HM

Resultados:

E1 - Sábado
1. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
2. Juha Salminen, Finlândia, Husqvarna
3. Eero Remes, Finlândia, KTM
4. Rodrig Thain, França, Honda
5. Julien Gauthier, França, TM

E1 - Domingo
1. Juha Salminen, Finlândia, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Rodrig Thain, França, Honda
4. Julien Gauthier, França, TM
5. Lorenzo Santolino, Espanha, KTM

E1 - Classificação do Campeonato
1. Juha Salminen, Finlândia, Husqvarna, 286
2. Eero Remes, Finlândia, KTM, 240
3. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 235
4. Rodrig Thain, França, Honda, 207
5. Lorenzo Santolino, Espanha, 174

E2 - Sábado
1. Pierre Alexandre Renet, França, Husaberg
2. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM
3. Antoine Meo, França, Husqvarna
4. Ivan Cervantes, Espanha, Gas Gas
5. Antoine Basset, França, Yamaha

E2 - Domingo
1. Pierre Alexandre Renet, França, Husaberg
2. Antoine Meo, França, Husqvarna
3. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM
4. Ivan Cervantes, Espanha, Gas Gas
5. Antoine Basset, França, Yamaha

E2 - Classificação do Campeonato
1. Antoine Meo, França, Husqvarna, 274
2. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM, 225
3. Ivan Cervantes, Espanha, Gas Gas, 214
4. Pierre Alexandre Renet, França, Husaberg, 202
5. Antoine Basset, França, Yamaha, 172

E3 - Sábado
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
3. Kurt Caselli, EUA, KTM
4. Mika Ahola, Finlândia, Honda
5. Oriol Mena, Espanha, Husaberg

E3 - Domingo
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. Mika Ahola, Finlândia, Honda
3. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
4. Kurt Caselli, EUA, KTM
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg

E3 - Classificação do Campeonato
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda, 274
2. Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 251
3. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 218
4. Marko Tarkkala, Finlândia, Husaberg, 190
5. Oriol Mena, Espanha, Husaberg, 182 


                                                                                                                 Fonte: www.motox.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário