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domingo, 11 de setembro de 2011

AMA Motocross - 12ª etapa - San Diego - Califórnia


Depois da penúltima etapa em Steel City no sábado retrasado, o AMA Motocross 2011 voltou neste sábado, 10 de setembro, para sua última e decisiva etapa, disputada na pista de Pala Raceway, localizada ao norte da cidade de San Diego, no extremo sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Na categoria 250, o campeão antecipado Dean Wilson não deixou ninguém carimbar sua faixa e faturou mais uma dupla vitória e um overall. Já na principal categoria, a 450, a disputa dos Ryans foi intensa e emocionou o público no local, e também no restante do mundo, que assistiam a transmissão pela TV ou pela internet. Confira como foi…
A etapa de Pala Raceway assistiu a disputa dos Ryans
A etapa de Pala Raceway assistiu a disputa dos Ryans
Categoria 450
Antes de falar das corridas vamos recapitular a situação da briga pelo título entre Ryan Villopoto, da equipe oficial Monster Energy / Kawasaki e o atual campeão Ryan Dungey, da equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki. Villopoto tinha 14 pontos de vantagem sobre Dungey, e precisava apenas chegar em quarto nas duas baterias para confirmar o título.
Largada da primeira bateria da categoria 450 em Pala
Largada da primeira bateria da categoria 450 em Pala
Quanto a Dungey, obviamente ele precisava vencer as duas e torcer para que Villopoto ficasse fora dos quatro primeiros em ambas. Na largada da primeira bateria, Mike Alessi da equipe oficial KTM fez o holeshot e saiu na frente. Villopoto e Dungey largaram próximos, porém, fora do primeiro pelotão.
Já o australiano Chad Reed, da equipe Two Two Motorsports / Bel Ray / Honda, caiu na primeira curva e começou a prova no último pelotão. Dungey e Villopoto imprimiram um ritmo agressivo, vieram recuperando posições e por diversas vezes se ultrapassaram, um aproveitando os erros do outro.
Enquanto isso, lá na frente, a alegria de Alessi durou até a quarta volta, quando ele foi superado por Justin Barcia, que substitui Trey Canard na equipe oficial Red Bull / Honda Racing. Porém, na oitava volta, Dungey pagou caro por seus pequenos erros, quando Villopoto assumiu a segunda posição e começou a se distanciar.
Na décima segunda volta, Villopoto assumiu a liderança ao ultrapassar Barcia. Dungey só deixaria Barcia para trás duas voltas depois. A corrida ainda teria mais duas voltas, mas isso não foi tempo suficiente para o piloto da Suzuki tentar chegar em Villopoto e realizar alguma tentativa de ultrapassagem.
Vitória do piloto da Kawasaki, com Dungey em segundo. Barcia é o terceiro, Mike Alessi o quarto, e o australiano Brett Metcalfe, companheiro de equipe de Dungey, o quinto. Reed se recuperou até a décima segunda posição. Graças à vitória, Villopoto ampliou para 17 pontos sua vantagem sobre Dungey e agora precisava chegar apenas em décimo terceiro para confirmar o título.
Na segunda bateria, Reed faz o holeshot e sai na frente. Dungey larga em sexto e Villopoto em oitavo. A alegria de Reed dura até a sétima volta, quando ele é superado por Barcia. Sem perder tempo, Dungey também assume a vice-liderança. Villopoto aparece na quarta posição.
Largada da segunda bateria da categoria 450 em Pala
Largada da segunda bateria da categoria 450 em Pala
Dungey ultrapassa Barcia na décima quinta volta, penúltima da corrida. Villopoto é o terceiro colocado, mas está 12 segundos distante dos dois. Após 16 voltas, vitória de Dungey, com Barcia em segundo e Villopoto confirmando a conquista do título em terceiro. Reed é o quarto e Metcalfe o quinto.
No overall, vitória de Dungey, com Villopoto em segundo e Barcia completando o pódio na terceira posição. Metcalfe é o quarto e Alessi completou os cinco primeiros. No campeonato, Villopoto conquistou o título com 12 pontos de vantagem sobre Dungey. Reed finalizou em terceiro, Metcalfe em quarto, e Alessi fechou os cinco primeiros.
Overall categoria 450cc
1. Ryan Dungey (Suzuki) 2-1
2. Ryan Villopoto (Kawasaki) 1-3
3. Justin Barcia (Honda) 3-2
4. Brett Metcalfe (Suzuki) 5-5
5. Mike Alessi (KTM) 4-8
6. Kyle Regal (Suzuki) 6-8
7. Chad Reed (Honda) 12-4
8. Justin Brayton (Yamaha) 9-6
9. Jake Weimer (Kawasaki) 10-12
10. Les Smith (Yamaha) 14-9
11. Jimmy Albertson (Yamaha) 13-10
12. Jarred Browne (Yamaha) 15-13
13. Nico Izzi (Yamaha) 7-35
14. Colton Facciotti (Honda) 8-39
15. Jake Canada (Yamaha) 11-20
16. Tye Simmonds (KTM) 34-11
17. Austin Howell (Yamaha) 31-14
18. Fredrik Noren (Honda) 17-18
19. Mike Brown (KTM) 36-15
20. Nick Wey (Yamaha) 22-16
21. Ben LaMay (Yamaha) 16-36
22. Vince Friese (Yamaha) 33-17
23. Bobby Bonds (Kawasaki) 18-33
24. Dean Porter (Suzuki) 24-19
25. Kyle Chisholm (Yamaha) 19-38
26. Bryce Vallee (Yamaha) 20-32
27. Travis Sewell (Yamaha) 23-21
28. Sean Lipanovich (Yamaha) 26-22
29. Colton Udall (Honda) 21-27
30. Derek Anderson (Kawasaki) 25-25
31. AJ Catanzaro (Yamaha) 29-33
32. Michael Sleeter (KTM) 28-24
33. Sean Borkenhagen (Kawasaki) 27-26
34. Tyler Bright (KTM) 30-28
35. Ricky Dietrich (Yamaha) 32-29
36. Tye Hames (Honda) 35-31
37. Weston Peick (Kawasaki) 38-30
38. Michael Byrne (Kawasaki) 39-34
39. Auston Albers (Kawasaki) 37-37
40. Garret Toth (Yamaha) 40-40
Classificação final categoria 450cc
1. Ryan Villopoto – 526 pontos (3 vitórias)
2. Ryan Dungey – 514 (4 vitórias)
3. Chad Reed – 429 (4 vitórias)
4. Brett Metcalfe – 374 (1 vitória)
5. Mike Alessi – 304
6. Jake Weimer – 271
7. Justin Brayton – 218
8. Andrew Short – 196
9. Kevin Windham – 193
10. Davi Millsaps – 173
11. Nick Wey – 169
12. Michael Byrne – 154
13. Tommy Hahn – 140
14. Ricky Dietrich – 133
15. Christian Craig – 131
16. Justin Barcia – 125
17. Tye Simmonds – 115
18. Jimmy Albertson – 111
19. Les Smith – 95
20. Ben LaMay – 86 pontos
Categoria 250
Na primeira bateria, Blake Baggett da equipe Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki fez o holeshot e saiu na frente, mas antes de completar a primeira volta foi superado pelo escocês Dean Wilson, campeão antecipado e companheiro de equipe de Baggett. Faltando três voltas para o final da corrida, Baggett chegou a ultrapassar Wilson, mas o campeão rapidamente recuperou a liderança.
Largada da primeira bateria da categoria 250 em Pala
Largada da primeira bateria da categoria 250 em Pala
Vitória de Wilson, com Baggett em segundo, o sula-africano Tyla Rattray, outro companheiro de equipe de Wilson, em terceiro, o francês Marvin Musquin da equipe oficial KTM em quarto, e o sul-africano Gareth Swanepoel da equipe DNA Shred Stixs/Star Racing/Yamaha em quinto.
Na segunda bateria o filme se repetiu, já que Wilson não teve problemas para vencer novamente. Justin Bogle da equipe Geico PowerSports/Honda foi o segundo, Baggett o terceiro, Musquin o quarto e Rattray o quinto. No overall vitória de Wilson, com Baggett em segundo e Musquin completando o pódio na terceira posição.
Largada da segunda bateria da categoria 250 em Pala
Largada da segunda bateria da categoria 250 em Pala
Rattray foi o quarto e Bogle completou os cinco primeiros. No campeonato, Wilson finalizou com 66 pontos de vantagem sobre Rattray. Baggett finalizou em terceiro, Elic Tomac da equipe Geico PowerSports/Honda em quarto, e Kyle Cunningham da equipe DNA Shred Stixs/Star Racing Yamaha fechou os cinco primeiros.
Overall categoria 250cc
1. Dean Wilson (Kawasaki) 1-1
2. Blake Baggett (Kawasaki) 2-3
3. Marvin Musquin (KTM) 4-4
4. Tyla Rattray (Kawasaki) 3-5
5. Justin Bogle (Honda) 10-2
6. Gareth Swanepoel (Yamaha) 5-7
7. Kyle Cunningham (Yamaha) 6-8
8. Jason Anderson (Suzuki) 8-9
9. Eli Tomac (Honda) 7-11
10. Alex Martin (Honda) 14-10
11. Broc Tickle (Kawasaki) 19-6
12. Cole Seely (Honda) 11-14
13. Nick Paluzzi (Suzuki) 13-13
14. Martin Davalos (Suzuki) 9-17
15. Darryn Durham (Honda) 16-12
16. Malcolm Stewart (Suzuki) 15-16
17. Ryan Morais (Suzuki) 12-38
18. Jimmy DeCotis (Honda) 23-15
19. Gannon Audette (Yamaha) 18-19
20. Ryan Sipes (Yamaha) 17-21
21. Preston Tilford (Yamaha) 21-18
22. Ben Evans (Kawasaki) 30-20
23. Killy Rusk (Honda) 20-25
24. Joey Rossi (Yamaha) 25-22
25. Preston Mull (Honda) 24-24
26. Dakota Tedder (Kawasaki) 26-23
27. Johnny Moore (Honda) 31-26
28. Robert Noftz (Kawasaki) 29-28
29. Tyler Sjoberg (Kawasaki) 22-36
30. Mitchel Alcorn (Yamaha) 33-27
31. Kyle Peters (Yamaha) 27-34
32. Scott Agostini (Honda) 35-29
33. Travis Bell (Honda) 34-21
34. Tony Archer (Suzuki) 37-30
35. Tevin Tapia (KTM) 32-35
36. Chad Gores (Honda) 28-39
37. Alexander Millican (Yamaha) 36-32
38. Ricky Renner (KTM) 38-33
39. Sean Hackley Jr. (Kawasaki) 39-37
40. Chris Plouffe (KTM) 40-40
Classificação final categoria 250cc
1. Dean Wilson – 538 pontos (3 vitórias)
2. Tyla Rattray – 472 (4 vitórias)
3. Blake Baggett – 469 (5 vitórias)
4. Eli Tomac – 314
5. Kyle Cunningham – 311
6. Gareth Swanepoel – 300
7. Broc Tickle – 253
8. Alex Martin – 213
9. Martin Davalos – 213
10. Darryn Durham – 195
11. Malcolm Stewart – 188
12. Justin Barcia – 181
13. Marvin Musquin – 177
14. Cole Seely – 171
15. Gannon Audette – 158
16. Jason Anderson – 128
17. Nick Paluzzi – 117
18. Justin Bogle – 110
19. Travis Baker – 98
20. Nico Izzi – 91 pontos
Categoria WMX
Pala também foi palco da oitava e última etapa do WMX, o campeonato feminino de Motocross. A disputa pelo título estava entre a atual campeã Jessica Patterson da Yamaha e a atual líder do campeonato Ashley Fiolek da Honda.
No overall, vitória de Patterson, com Tara Gieger da Honda em segunda, e Fiolek completando o pódio na terceira posição. Vicki Golden da Kawasaki foi a quarta e Stephanie Laier da KTM completou as cinco primeiras. A brasileira Mariana Balbi finalizou na sétima posição.
No campeonato, mesmo com a dupla vitória de Patterson, Fiolek conquistou o tricampeonato com 14 pontos de vantagem sobre Patterson. Gieger finalizou em terceira, Jacqueline Strong da KTM em quarta, e Golden fechou as cinco primeiras. Mariana Balbi finalizou o campeonato na décima primeira posição.
Overall WMX
1. Jessica Patterson (Yamaha) 1-1
2. Tarah Gieger (Honda) 3-2
3. Ashley Fiolek (Honda) 2-3
4. Vicki Golden (Kawasaki) 4-4
5. Stephanie Laier (KTM) 6-5
6. Sayaka Kaneshiro (Suzuki) 5-6
7. Mariana Balbi (Yamaha) 11-7
8. Sarah Whitmore (KTM) 10-9
9. Marissa Markelon (Yamaha) 12-11
10. Tatum Sik (Honda) 9-14
11. Lindsey Palmer (Honda) 14-10
12. Jenica Paulsen (Honda) 8-17
13. Elizabeth Bash (KTM) 13-13
14. Alexa Pearson (KTM) 19-8
15. Nicole Madsen (Suzuki) 15-12
16. Jacqueline Strong (KTM) 7-25
17. Sara Peterson (KTM) 22-15
18. Amanda Brown (Honda) 21-16
19. Brittany Marcotte (Suzuki) 18-19
20. Tressa Rau (Honda) 17-20
Classificação final WMX
1. Ashley Fiolek – 363 pontos (3 vitórias)
2. Jessica Patterson – 349 (5 vitórias)
3. Tarah Gieger – 310
4. Jacqueline Strong – 209
5. Vicki Golden – 207
6. Marissa Markelon – 187
7. Kasie Creson – 180
8. Alexa Pearson – 176
9. Sayaka Kaneshiro – 171
10. Lindsey Palmer – 155
11. Mariana Balbi – 134
12. Sarah Whitmore – 108
13. Sara Price – 79
14. Tatum Sik – 78
15. Ashley Boham – 73
16. Stephanie Laier – 71
17. Sade Allender – 71
18. Elizabeth Bash – 68
19. Hailey Larson – 64
20. Jackie Ives – 58 pontos

Fonte: mundocross.com.br

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