Com três quartos das etapas já realizadas, o AMA Motocross entra em sua fase final após a oitava fase na tradicional pista de Unadilla. E os líderes dos campeonatos saíram mais fortes do evento. Tanto Ryan Villopoto como Dean Wilson conquistaram duplas vitórias e ampliaram suas vantagens sobre os adversários na pontuação geral.
O circuito de Unadilla é conhecido por ser o "mais europeu" do campeonato norte-americano. Seu traçado é quase todo natural, aproveitando a topografia do terreno. Por ser pouco utilizado durante o ano, normalmente está coberto pela grama nos primeiros treinos da etapa. Neste ano foi diferente, como o terreno estava ficando cada vez mais duro pelas corridas ao longo das décadas, os proprietários do circuito resolveram trazer terra fresca dos vales dos arredores e "amaciar" a pista.
Corridas
Sem piloto oficial na 450cc (Chad Reed recebe apoio como semi-oficial), a Honda promoveu Justin Barcia para a categoria principal. Sem chances de título na 250cc, foi uma escolha natural, já que em 2012 ele andará de 450 em tempo integral.
Quem esperava uma corrida de novato de Barcia caiu do cavalo. O garoto se deu muito bem com o motor maior e liderou boa parte da primeira bateria. Ryan Villopoto esperou até a sétima volta para assumir a liderança. Ryan Dungey enfrentou alguns momentos difíceis para se livrar de Jake Weimer e depois para passar Barcia. Quando alcançou o segundo posto, Villopoto só teve que administrar a vantagem.
Na segunda bateria o holeshot foi de Mike Alessi. Villopoto assumiu a ponta na terceira volta e se mandou na liderança de novo. Justin Barcia fez outra boa corrida e mais uma vez Dungey levou um bom tempo para utrapassá-lo. Villopoto recebeu a bandeirada com oito segundos de vantagem.
E Chad Reed? Depois das duas semanas de intervalo do campeonato, o australiano parece ainda sentir as sequelas de seu vôo solo em Millville. Ficou longe dos ponteiros nas duas baterias, na segunda tomou mais de um minuto de Villopoto. Sua situação na disputa do título ficou complicada após essa etapa, já são 25 pontos atrás do líder. Ainda temos 150 pontos em jogo, só que neste estágio Reed já passa a depender dos erros dos adversários.
Barcia subiu ao pódio com dois terceiros lugares. Um ótimo desempenho de quem não precisava mostrar muita coisa na etapa, mas mostrou. Curiosamente o tiro da Honda saiu pela culatra, já que Barcia não ajudou Reed, pelo contrário, lhe tirou pontos.
Dungey estava um ponto atrás, agora está a sete. Uma situação ainda boa para disputar o título. Não depende do azar dos outros, mas para virar o jogo precisa deixar de ser apenas consistente e voltar a vencer corridas.
250 - Wilson abre vantagem
Dean Wilson foi o grande vencedor da etapa. Tomou a ponta na primeira bateria ao ultrapassar o sul-africano Gareth Swanepoel na terceira volta. Na segunda passou à liderança quando superou Jimmy De Cotis, também na terceira volta. Depois disso, foi só imprimir seu forte ritmo natural para receber as bandeiradas com boa margem.
Blake Baggett foi o segundo colocado via 2-3 e Eli Tomac ficou com o terceiro degrau do pódio com um 5-2. O grande perdedor do dia foi o sul-africano Tyla Rattray, terceiro na primeira corrida, mas que não pontuou na segunda após cair e abandonar.
No campeonato, o trio da Kawasaki Pro Circuit mantém a disputa pelo título. Rattray ficou mais de 40 pontos para trás na terceira posição. Baggett é o segundo a 25 pontos de Wilson que, mantendo essa distância, pode abraçar a taça com uma bateria de antecipação.
A próxima etapa do campeonato será realizada na arenosa Southwick, dia 27 de agosto.
Resultados
Fonte: motox.com.brO circuito de Unadilla é conhecido por ser o "mais europeu" do campeonato norte-americano. Seu traçado é quase todo natural, aproveitando a topografia do terreno. Por ser pouco utilizado durante o ano, normalmente está coberto pela grama nos primeiros treinos da etapa. Neste ano foi diferente, como o terreno estava ficando cada vez mais duro pelas corridas ao longo das décadas, os proprietários do circuito resolveram trazer terra fresca dos vales dos arredores e "amaciar" a pista.
Corridas
Ryan Villopoto |
Ryan Dungey |
Quem esperava uma corrida de novato de Barcia caiu do cavalo. O garoto se deu muito bem com o motor maior e liderou boa parte da primeira bateria. Ryan Villopoto esperou até a sétima volta para assumir a liderança. Ryan Dungey enfrentou alguns momentos difíceis para se livrar de Jake Weimer e depois para passar Barcia. Quando alcançou o segundo posto, Villopoto só teve que administrar a vantagem.
Na segunda bateria o holeshot foi de Mike Alessi. Villopoto assumiu a ponta na terceira volta e se mandou na liderança de novo. Justin Barcia fez outra boa corrida e mais uma vez Dungey levou um bom tempo para utrapassá-lo. Villopoto recebeu a bandeirada com oito segundos de vantagem.
Justin Barcia |
Chad Reed |
Barcia subiu ao pódio com dois terceiros lugares. Um ótimo desempenho de quem não precisava mostrar muita coisa na etapa, mas mostrou. Curiosamente o tiro da Honda saiu pela culatra, já que Barcia não ajudou Reed, pelo contrário, lhe tirou pontos.
Dungey estava um ponto atrás, agora está a sete. Uma situação ainda boa para disputar o título. Não depende do azar dos outros, mas para virar o jogo precisa deixar de ser apenas consistente e voltar a vencer corridas.
250 - Wilson abre vantagem
Dean Wilson |
Blake Baggett |
Blake Baggett foi o segundo colocado via 2-3 e Eli Tomac ficou com o terceiro degrau do pódio com um 5-2. O grande perdedor do dia foi o sul-africano Tyla Rattray, terceiro na primeira corrida, mas que não pontuou na segunda após cair e abandonar.
No campeonato, o trio da Kawasaki Pro Circuit mantém a disputa pelo título. Rattray ficou mais de 40 pontos para trás na terceira posição. Baggett é o segundo a 25 pontos de Wilson que, mantendo essa distância, pode abraçar a taça com uma bateria de antecipação.
A próxima etapa do campeonato será realizada na arenosa Southwick, dia 27 de agosto.
Eli Tomac |
Resultados
P. | # | 450 | BIKE | 1 | 2 | Pts | TEAM |
1 | 2 | Ryan Villopoto | Kaw KX450F | 1 | 1 | 50 | Monster Energy | Kaw |
2 | 1 | Ryan Dungey | Suz RMZ 450 | 2 | 2 | 44 | Rockstar l Makita l Suz |
3 | 17 | Justin Barcia | Hon CRF450R | 3 | 3 | 40 | GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory Con |
4 | 22 | Chad Reed | Hon CRF450R | 4 | 5 | 34 | Two Two Motorsports |
5 | 800 | Mike Alessi | KTM 450 SX-F | 7 | 4 | 32 | Red Bull l KTM |
6 | 32 | Jacob Weimer | Kaw KX450F | 5 | 6 | 31 | Monster Energy | Kaw |
7 | 10 | Justin Brayton | Yam YZ 450F | 8 | 7 | 27 | JGR MX |
8 | 30 | Kyle Regal | Suz RMZ 450 | 10 | 9 | 23 | BBMX | BTO Sports |
9 | 108 | Jimmy Albertson | Yam YZ 450F | 12 | 11 | 19 | Valli Motorsports | Rockstar | Yam |
10 | 592 | Jake Canada | Yam YZ 450F | 11 | 14 | 17 | MotoConcepts | FMF | Yam |
11 | 27 | Nicholas Wey | Yam YZ 450F | 14 | 13 | 15 | Valli Motorsports | Rockstar | Yam |
12 | 24 | Brett Metcalfe | Suz RMZ 450 | 6 | 25 | 15 | Rockstar l Makita l Suz |
13 | 539 | Ricky Dietrich | Yam YZ 450F | 18 | 10 | 14 | Valli Motorsports Rockstar Yam |
14 | 29 | Andrew Short | KTM 350 SX-F | 37 | 8 | 13 | Red Bull KTM |
15 | 144 | Christian Craig | Hon CRF450R | 9 | 22 | 12 | Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
16 | 96 | Lowell Spangler | Hon CRF450R | 13 | 18 | 11 | --None Listed-- |
17 | 26 | Michael Byrne | Suz RMZ 450 | 40 | 12 | 9 | BBMX | BTO Sports |
18 | 942 | Tye Simmonds | KTM 350 SX-F | 19 | 16 | 7 | JDR | J Star | KTM |
19 | 526 | Ben LaMay | Yam YZ 450F | 21 | 15 | 6 | MotoConcepts | FMF | Yam |
20 | 82 | Shane Sewell | Yam YZ 450F | 17 | 19 | 6 | --None Listed-- |
21 | 45 | Vince Friese | Yam YZ 450F | 15 | 31 | 6 | Rock River Powersports |
22 | 865 | Calle Aspegren | Hon CRF450R | 16 | 23 | 5 | MX Heaven Racing |
23 | 67 | Travis Sewell | Yam YZ 450F | 24 | 17 | 4 | --None Listed-- |
24 | 832 | Joshua Strang | Suz RMZ 450 | 22 | 20 | 1 | FMF | Makita Suz |
Nenhum comentário:
Postar um comentário