Bret Metcalfe |
O AMA Motocross 2011 entra em sua fase final. A 10ª etapa, disputada no tradicional circuito Motocross 338 em Southwick, foi marcada pela chuva, quebras mecânicas e disputas dramáticas pelas vitórias e pelos títulos.
O clima foi afetado pelo Furacão Irene, que embora não tenha passado diretamente na região, chegou perto o bastante para deixar o clima chuvoso. A primeira bateria da 450 foi disputada sob leve garoa, que pouco alterou o terreno arenoso da pista. Ao final da primeira bateria da 250 (que corre após as 450 na programação) a chuva veio forte deixando o terreno bem pesado. A prova teve seus vencedores e perdedores. Vamos aos detalhes:
Vencedores
Justin Barcia |
Ryan Villopoto |
Justin Barcia - Barcia abandonou a primeira bateria quando ocupava o terceiro posto. Problemas mecânicos arruinaram suas chances de conseguir a primeira vitória geral na 450. Ainda assim foi um vencedor? Sim, Barcia não tem compromissos pelo campeonato, voltou na segunda bateria e liderou de ponta a ponta para vencer com mais de 26 segundos sobre Metcalfe, mostrando que será uma grande ameaça aos demais em 2012 quando corre em tempo integral de 450cc.
Ryan Villopoto - Não venceu a etapa. Na primeira bateria chegou a ficar a mais de oito segundos de Dungey. Reduziu a diferença para apenas dois segundos na última volta, num emocionante final, mas não ameaçou ultrapassar. Na segunda bateria foi deveras conservador e não arriscou na lama. O quarto lugar foi bom pelo campeonato? Foi, mas perdeu uma boa chance de ampliar a vantagem sobre Dungey e ir para as duas etapas finais com mais tranquilidade. Ao final do dia, abriu um ponto sobre Dungey, que ao final das contas é o que está valendo.
Ryan Dungey |
Ryan Dungey - Fez uma excelente primeira bateria. Assumiu a ponta no começo, imprimiu um ritmo fortíssimo e conseguiu evitar os ataques de Villopoto no final. Seu grande ânimo para a segunda bateria virou frustração quando sua Suzuki se recusou a funcionar antes da largada. Dungey perdeu a hora do parque fechado e após a prova confessou que quase jogou a toalha (na verdade, o capacete...) quando viu o gate baixar para os 39 demais e nem sinal de sua moto... Quem evitou sua desistência foi Mamãe Dungey (que aparece gritando com o piloto no vídeo). Sua moto funcionou quando o pelotão já estava prestes a completar a primeira volta. Dungey entrou alucinado na pista (no Mundial isso não seria possível) e com uma performance brilhante salvou um sétimo lugar.
Em vista das circunstâncias, Dungey pode ser considerado um vencedor, pois perdeu apenas um ponto para Villopoto e mantém ainda boas chances na disputa do título.
John Dowd |
O Perdedor
O grande perdedor da etapa foi Chad Reed. Curiosamente enquanto um australiano ganhava, o outro dava adeus a disputa do título. Assim como Barcia, a Honda de Reed quebrou na primeira bateria quando o piloto era o quarto colocado. Na segunda corrida, Reed caiu na largada e mais tarde saiu de novo da pista com problemas mecânicos. "Foi como um pesadelo, o pior dia desde o início do Team Two Two. Mas estou inteiro e quero andar bem nas duas etapas finais." Reed ainda tem chances matematicas, mas elas são mais virtuais do que reais.
Metcalfe e Dungey no pódio |
250 - Dia dos sul-africanos
Gareth Swanepoel |
Tyla Rattray |
Alex Martin foi a surpresa da segunda largada liderando as voltas iniciais. Na quarta volta, Rattray tomou-lhe a ponta e depois só precisou administrar a vantagem. Sua maior ameaça seria o líder do campeonato Dean Wilson, mas esse teve problemas de aquecimento e diminuiu o ritmo na fase final.
Martin ainda foi o terceiro, Justin Bogle o quarto e Swanepoel o quinto. Pelo campeonato Wilson perdeu cinco pontos em relação a Rattray, mas ainda mantém uma boa margem de 38 pontos sobre Rattray e 40 sobre Blake Baggett que caiu para terceiro após um etapa onde não foi além da sétima posição geral.
A próxima etapa acontece em Steel City, sábado que vem.
Resultados
P. | # | 450 | BIKE | 1 | 2 | Pts | TEAM |
1 | 24 | Brett Metcalfe | Suz RMZ 450 | 3 | 2 | 42 | Rockstar l Makita l Suz |
2 | 2 | Ryan Villopoto | Kaw KX450F | 2 | 4 | 40 | Monster Energy | Kaw |
3 | 1 | Ryan Dungey | Suz RMZ 450 | 1 | 7 | 39 | Rockstar l Makita l Suz |
4 | 10 | Justin Brayton | Yam YZ 450F | 7 | 3 | 34 | JGR MX |
5 | 800 | Mike Alessi | KTM 450 SX-F | 4 | 6 | 33 | Red Bull l KTM |
6 | 32 | Jacob Weimer | Kaw KX450F | 6 | 5 | 31 | Monster Energy | Kaw |
7 | 17 | Justin Barcia | Hon CRF450R | 36 | 1 | 25 | GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory |
8 | 16 | John Dowd | Kaw KX450F | 9 | 8 | 25 | Chaplin Kawsaki | Kenny G's Performance| |
9 | 44 | Les Smith | Yam YZ 450F | 8 | 9 | 25 | --None Listed-- |
10 | 11 | Kyle Chisholm | Yam YZ 450F | 11 | 10 | 21 | MotoConcepts | FMF | Yam |
11 | 361 | Colton Facciotti | Yam YZ 450F | 5 | 36 | 16 | Blackfoot Racing |
12 | 82 | Shane Sewell | Yam YZ 450F | 17 | 11 | 14 | --None Listed-- |
13 | 27 | Nicholas Wey | Yam YZ 450F | 14 | 14 | 14 | Valli Motorsports | Rockstar | Yam |
14 | 81 | Robert Marshall | KTM 450 SX-F | 10 | 34 | 11 | Crow Hill Msp |
15 | 26 | Michael Byrne | Suz RMZ 450 | 15 | 17 | 10 | BBMX | BTO Sports |
16 | 130 | Kyle Keylon | Kaw KX450F | 12 | 20 | 10 | Barney's Rocket Racing |
17 | 526 | Ben LaMay | Yam YZ 450F | 23 | 12 | 9 | MotoConcepts | FMF | Yam |
18 | 30 | Kyle Regal | Suz RMZ 450 | 37 | 13 | 8 | BBMX | BTO Sports |
19 | 67 | Travis Sewell | Yam YZ 450F | 13 | 25 | 8 | --None Listed-- |
20 | 942 | Tye Simmonds | KTM 350 SX-F | 38 | 15 | 6 | JDR | J Star | KTM |
21 | 867 | Fredrik Noren | Hon CRF450R | 22 | 16 | 5 | MX Heaven Racing |
22 | 814 | Bryce Vallee | Yam YZ 450F | 16 | 33 | 5 | Pro-Tec | Wireless Works | Dr.D Yam |
23 | 446 | Frank Lettieri | Hon CRF450R | 29 | 18 | 3 | OceanCountyPowerSports/AGV |
24 | 86 | Jacob Morrison | Hon CRF450R | 20 | 19 | 3 | Tech Service Racing |
25 | 515 | Michael Sottile | Hon CRF450R | 18 | 28 | 3 | Sottile Racing |
26 | 559 | Michael McDade | Yam YZ450 | 19 | 32 | 2 | Moto Cross Ministries |
P. | # | 250 | BIKE | 1 | 2 | Pts | TEAM |
1 | 28 | Tyla Rattray | Kaw KX 250F | 2 | 1 | 47 | Monster Energy l Pro Circuit l Kaw |
2 | 15 | Dean Wilson | Kaw KX 250F | 3 | 2 | 42 | Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
3 | 387 | Gareth Swanepoel | Yam YZ 250F | 1 | 5 | 41 | DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
4 | 46 | Alex Martin | Hon CRF250R | 10 | 3 | 31 | Eleven10 Mods | Renegade Fuels |
5 | 57 | Blake Baggett | Kaw KX 250F | 9 | 6 | 27 | Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
6 | 125 | Marvin Musquin | KTM 250 SX-F | 7 | 8 | 27 | Red Bull l KTM |
7 | 20 | Broc Tickle | Kaw KX 250F | 5 | 12 | 25 | Monster Energy l Pro Circuit l Kaw |
8 | 533 | Gannon Audette | Yam YZ 250F | 4 | 16 | 23 | DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
9 | 891 | Justin Bogle | Hon CRF250R | 18 | 4 | 21 | Geico Hon |
10 | 37 | Darryn Durham | Hon CRF250R | 8 | 13 | 21 | Eleven10 Mods |
11 | 139 | Malcolm Stewart | Suz RMZ 250 | 11 | 11 | 20 | Suz City |
12 | 245 | Lance Vincent | Hon CRF250R | 13 | 10 | 19 | Moto Innovations | Ankle-Savers | EBR |
13 | 95 | Tyler Medaglia | Yam YZ 250F | 12 | 15 | 15 | -none listed- |
14 | 25 | Ryan Sipes | Yam YZ 250F | 6 | 35 | 15 | DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
15 | 156 | Jason Anderson | Suz RMZ 250 | 35 | 7 | 14 | Rockstar Energy Suz |
16 | 66 | James DeCotis | Hon CRF250R | 36 | 9 | 12 | Geico Hon | AMSOIL | Fox | Factory |
17 | 91 | Joshua Clark | Hon CRF250R | 21 | 14 | 7 | ClarksRacing |
18 | 297 | Dalton Carlson | KTM 250 SX-F | 17 | 18 | 7 | Dragon Racing Fuels |
19 | 19 | Eli Tomac | Hon CRF250R | 14 | 32 | 7 | GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory |
20 | 36 | Cole Seely | Hon CRF250R | 15 | 31 | 6 | Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
21 | 281 | Jeremy Medaglia | KTM 250 SX-F | 16 | 29 | 5 | Dragon Racing Fuels | AG Motorsports |
22 | 157 | Sean Hackley Jr. | Kaw KX 250F | 37 | 17 | 4 | Cycle Nation Powersports |
23 | 775 | Jake Abbott | Hon CRF250R | 24 | 19 | 2 | -none listed- |
24 | 70 | Tevin Tapia | KTM 250 SX-F | 19 | 25 | 2 | Munn Racing |
25 | 140 | Johnny Moore | Hon CRF250R | 22 | 20 | 1 | Moto Innovations | EBR Performance |
26 | 71 | Ryan Morais | Suz RMZ 250 | 20 | 26 | 1 | Rockstar Energy Suz |
Classificação Geral
|
Fonte: motox.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário