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domingo, 29 de maio de 2011

Dicas e regras das trilhas!…

Cuidados com a moto:

  • Antes de sair verifique o nível da água (caso sua moto seja refrigerada a água).
  • Verifique o nível do óleo.
  • Verifique o combustível.
  • Verifique se o filtro de ar está limpo.
  • Verifique a pressão dos pneus (sempre entre 14 e 22 lbs) dependendo do terreno.
  • Verifique a relação da moto (dentes e coroa gastos, mesmo que esticados, poderão ficar caindo).
  • Lubrifique a corrente.
* IMPORTANTE – Uma boa moto dificilmente te deixará na mão, mantenha tudo em bom funcionamento, e não estrague o passeio dos outros.

Equipamentos de segurança:

Capacete: é o componente mais importante, justamente porque protege um órgão vital, que é a cabeça.
Os capacetes podem ser integrais com a queixeira fixa ou abertos com a queixeira removível e sem viseira. O piloto pode aterrissar de nariz no chão, ai! entra em cena o componente queixeira, sendo portanto o tipo de capacete mais indicado.
Óculos: para acompanhar o capacete deve ser escolhido um bom par de "óculos protetores", que é um item importante de segurança para os olhos do piloto.

Colete: descendo mais, o piloto deve proteger o tórax e os ombros com o colete de plástico, este mostra-se útil nas capotagens e também nas eventuais colisões com galhos de árvores ou quando a moto da frente arremessa pedras, pela força da tração da roda traseira, principalmente as motos especiais (importada).

Camisa: para usar sob ou sobre o colete existem as camisas ventiladas, próprias para motocross e ENDURO.

Cotoveleiras: Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no cotovelo.

Luvas: As mãos devem ser protegidas com luvas próprias de nylon e elástico reforçadas com plástico ou couro por cima dos dedos. As luvas devem ser resistentes e confortáveis, não podem dificultar os movimentos dos dedos.

Cinta abdominal: Na altura da cintura, pode-se utilizar uma cinta abdominal que ajuda a manter a coluna reta e as vísceras bem firmes.

Calça: Na parte inferior do corpo, a proteção é garantida por uma boa calça, com reforço nos quadris, que pode ser externamente ou internamente. Normalmente a calça é composta por duas camadas de tecido, por fora é nylon ou tecido resistente e por dentro tecido tipo véu que é para deslizar e não grudar nas pernas, mesmo que o piloto passe em rios ou atoleiros.

Joelheira: pode-se usar joelheira de plástico por dentro da calça ou com elástico largo que prende nas pernas. É um item indispensável justamente porque os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões de difícil recuperação. Estas joelheiras ainda têm uma proteção para a canela. Existem joelheiras especiais com barras de mentais nas laterais dos joelhos, que a função é não deixar o joelho dobrar para os lados.
Botas: finalmente as botas são equipamento quase tão importante quanto o capacete, mas que está na extremidade oposta. Os tombos em ENDURO muitas vezes são imprevisíveis e não dá tempo para tirar o "pé da reta", com isso, os pés, junto com os joelhos são os recordistas de contusões. A melhor recomendação é não economizar na hora de escolher as botas. Uma boa bota tem proteção nas canelas, tem ponteira de metal no bico da bota e principalmente evita que o pé sofra torções laterais.

Um detalhe: verifique a sola da bota, porque existem modelos para o motocross, com solado liso e para o ENDURO o ideal é o solado com ranhuras (desenhado).
E o mais importante, jamais pilote sem qualquer um destes equipamentos.

Outras dicas importantes:

  • Nunca faça trilhas sozinho, se você cair e se machucar, seu problema poderá se agravar em 1000%.
  • Antes de sair, chame todos os integrantes do passeio, e faça o “BRIENFING”, definam tudo, como, por exemplo, quem vai puxar a trilha, quem vai limpar (último piloto), em caso de perda de pilotos, o que todos deverão fazer (os perdidos e a maioria).
  • Levem, sempre que possível, telefones celulares, todos deverão ter os números dos parceiros. Caso tenham apenas dois celulares, o puxador, e o limpador, deverão levá-lo.
  • Sempre avise, em casa, o local em que farão a trilha, e o número do telefone da residência dos seus melhores amigos.
  • Esteja em boas condições físicas e mentais, isso fará o seu desempenho melhorar exponencialmente.
  • Esteja bem alimentado.
  • Leve sacos plásticos para protegerem equipamentos eletrônicos, como, celular e máquina fotográfica.
  • Se possível, leve uma mochila de hidratação, frutas, energéticos em gel, e em barra.
  • Não se atrase, pontualidade é uma virtude, todos tem compromisso, NÃO ATRAPALHE.
  • Não tenha vergonha de admitir que “TAL” obstáculo é muito para você, peça ajuda aos mais experientes, ou passe por um lugar que lhe dê confiança, afinal, sua fase de alto afirmação já deveria ter passado.
  • Respeite os locais por onde passa, feche as porteiras e os colchetes, não “brinque” com os animais, afinal, você e seus amigos, querem voltar amanhã.
  • Guarde o seu lixo, e jogue fora na sua casa.
O que usar?
Deve-se usar, de preferência, todos os equipamentos de segurança disponóveis no mercado. Mas, caso a situação financeira esteja preta, dê prioridade a compra do capacete e da bota. A bota é definitivamente o equipamento que mais sofre durante uma trilha, e só quem já deu com ela em um toco sabe a sua importância. A partir dai deve-se adquirir esses equipamentos: joelheiras, cotoveleiras, luvas, calça grossa e camisa, que são relativamente baratos e fazem muita diferença. Agora é só dar uma economizada, comprar o colete e a cinta abdominal e ficar totalmente protegido. É sempre bom ter água a mão, não importa o meio.Lembre-se que sua saúde e condição física são muito mais importantes que qualquer outro bem. Por isso, de preferência aos equipamentos de boa qualidade.

O que levar?

Em primeiro lugar deve-se levar água, graças a Deus inventaram o CamelBak. Sem ela sua trilha pode se tornar um pesadelo mais rápido do que pode imaginar. Lembre-se de levar também barras de cereal ou gel, na hora do sufoco é bom ter um pouco de energia gardada.
Antes de cada trilha você deve pensar bem nas situações que pode vir a enfrentar, e baseado nisso escolher o que deve ou não ser levado. Só a experiência fará com que saiba exatamente o que levar, quanto menos melhor. Você só deve levar as chaves que servem na sua moto e não a oficina inteira,  e deve estar acostumado a usá-las isto te ajudará a saber o que é importante e o que está sobrando. Carregue o mais pesado, como alicates e chaves, na bolsa de pára-lama, compartimento de ferramentas ou arrume um jeito de fixar-las na moto. Na pochete, deixe o que vai ser usado mais freqüentemente, e nunca coloque nela coisas que possam te machucar em caso de uma queda. Mantenha as ferramentas sempre bem embaladas (câmara de ar, pano) para não furarem a bolsa e para que as próprias ferramentas não se destruam. Deve se levar para a trilha, caso seja útil para sua moto: Chave de vela e vela, chave fenda e philips, alicate, chave allen, chave de boca, reparo instantâneo de pneus, corda, roldana, canivete, braçadeira e emenda de corrente, todas chaves apenas dos tamanhos que forem necessários. NÃO EXAGERE! Pois todo esse excesso de peso pode se transformar num fardo insustentável alguns quilômetros depois.

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